LAVADEIRAS EM ENTRE-CAMPOS
«Os Melhores Postais de Lisboa», 1995:
Aquele que é, hoje, um dos mais procurados postais de Lisboa constitui o melhor exemplo de como a identificação do local pode valorizar uma imagem. Duas galeras carregadíssimas de lavadeiras e respectivas trouxas poderiam ter sido fotografadas em qualquer local. Dirá o bom-senso que, provavelmente, faziam paragem à saída de Lisboa. Mas o muro côncavo e a sugestão de um chafariz não bastam para inventário de percurso. O local continuou desconhecido, e o postal pouco motivante para coleccionadores mais exigentes.
Ao cabo de longa busca, desvendei o cenário, no livro 'Photographias de Lisboa 1900'. É o chafariz de Entrecampos, hoje recatado entre um bairro residencial e o viaduto de comboios sobre a Avenida da República. Após identificação, estes «costumes portuguezes» passaram a jóia de cada colecção cartófila.
As «viajantes», lavadeiras dos arredores, serviam quase todas as casas alfacinhas. Entre a burguesia ascendente, os hábitos de asseio deviam quase tudo à roupa lavada «fora» e corada ao sol, longe das «gaiolas de terceiro andar». As mesmas ribeiras que regavam hortas, abastecedoras dos mercados, mantinham imaculados os lençóis dos andares de rendimento. Hoje, jaz tudo, poluído e canalizado, sob estradas, viadutos e prédios suburbanos.
